segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

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Um comentário:

  1. INCLUSÃO ESCOLAR
    1 - HISTÓRICO DO PROCESSO INCLUSIVO
    A Constituição Federal (1988), art. 205, afirma que “A educação é direito de todos”. Faz-se necessário compreender que a educação está baseada na aceitação das diferenças e na valorização do indivíduo, independentemente dos fatores físicos e psíquicos. Nessa perspectiva é que se fala em Inclusão, em que todos tenham os mesmos direitos e deveres, construindo um universo que favoreça o crescimento, valorizando as diferenças e o potencial de todos.
    Durante muitos anos, as pessoas que nasciam com alguma deficiência eram afastadas do convívio social, pois sua diferença era vista como maldição, destino, marca do demônio e de todo tipo de crendice (Mittler, 2000). No início do século XX, com os avanços na área da Medicina, tomaram-se essas patologias como objeto de estudo, com finalidade de resolver cada questão especificamente. A partir das décadas de 50 e 60, eclodiu o movimento dos pais a quem tinha sido negado o ingresso de seus filhos em escolas comuns, surgindo, então, as escolas especiais e, mais tarde, as classes especiais dentro de escolas comuns.Já a década de 70 constitui a fase da integração, em que só era possível a junção dos alunos com deficiência se estes tivessem capacidade de se adaptar ao regime escolar. Só no final dos anos 80, surgiu a idéia de adaptar o sistema escolar às necessidades dos alunos, desde que a inclusão propiciasse uma educação de qualidade e igualitária para todos, aceitando as diferenças individuais como atributo, e não como obstáculo, e valorizando a diversidade para o enriquecimento das pessoas (Araújo, 2005). Todos esses direitos estão declarados em documentos-chave, como a Declaração de Salamanca, Carta para o Terceiro Milênio, Convenção de Guatemala, Declaração das Pessoas Deficientes, Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão e decretos internacionais que garantem a acessibilidade a pessoas com deficiência. No Brasil, leis como: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

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